quinta-feira, 14 de setembro de 2023

HOMEOPATIA DIREITO NO SUS

 

A homeopatia chegou oficialmente no Brasil em 1840, com o médico francês Jules Benoit Mure, discípulo direto do médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann, criador do sistema terapêutico em 1779.
Ela foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 1980, ganhando proeminência em 2006, com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).
Hoje, a maior parte dos atendimentos pelo SUS acontece nos postos de saúde de bairro. Em São Paulo (SP), há seis unidades voltadas exclusivamente para tratamentos complementares, atividades corporais e meditativas, cujo propósito é oferecer à comunidade um atendimento focado na promoção da saúde, integrado à prevenção de agravos à saúde e à reabilitação, utilizando métodos naturais e cuidando da pessoa de forma integral.
Para ter acesso a uma consulta de Homeopatia na rede municipal de saúde de São Paulo não é preciso encaminhamento médico. O tratamento está presente nas Coordenadorias Regionais de Saúde do município. Basta procurar a unidade de saúde municipal mais próxima de sua casa, para saber os locais de atendimento e agendar a consulta com dia e hora marcada.


Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada

  O lançamento da versão impressa do livro Ética em Homeopatia, “é a materialização do esforço de especialistas da área e do Cremesp em prom...