Tudo começou quando ele foi trabalhar dentro da Prefeitura de Maringá, no departamento de Saúde da Família, e começou a aplicar a homeopatia na rede pública. “Criado um serviço ambulatorial na rede pública , ousamos e fizemos a proposta para a universidade local (UNICESUMAR) de colocar a homeopatia como disciplina, e começamos a receber os alunos do 6 º Ano de Medicina neste ambulatório ,“ relata o professor.
Num primeiro momento há sempre uma resistência por parte de alguns alunos o que vai se desfazendo na medida que o aprendizado teórico vai sendo constatado no atendimento e melhora clínica nos pacientes, relata o professor. “ A experiência com o paciente faz a grande diferença no aprendizado da homeopatia, porque os alunos vêem as melhoras e isso desperta neles uma nova forma de perceber o paciente, de maneira integral “ , fala Moro.
“ Estamos plantando sementes importantes ao ensinar a homeopatia às novas gerações de médicos, pois com isso suscitamos um olhar mais amplo e profundo,na formação médica desses alunos, em relação ao processo saúde-doença do paciente e isso é muito gratificante.“ fala o médico.
Para o presidente da Associação Médica Homeopática, Dr. Iso Fischer, o apoio aos médicos homeopatas que se propõem a ensinar a homeopatia para nos novos médicos, dentro do ambiente universitário é primordial.
“ Parabenizamos estes médicos, como Dr Moro , pelo tempo e pelo ensinamento a esta nova geração, que vai dar sequência à arte de curar de Samuel Hahnemann", conclui o presidente.